Limpeza dental Saiba como é feita e quando fazer
- odontoclicksl
- 13 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
O primeiro passo, é sempre uma avaliação do profissional, que irá verificar os locais da boca onde existe o maior acúmulo de placa. Em seguida, é feito um teste de sensibilidade no paciente, para que seja passado o jato de bicarbonato que remove a placa bacteriana e o tártaro.
A intensidade deste jato é medida com uma espécie de ultrassom, que ajuda a identificar o nível de sensibilidade do paciente, como dito acima. Em praticamente todos os casos este tratamento é indolor, mas caso a sensibilidade seja muito alta, pode ser necessária uma anestesia.
Após a aplicação do jato, o dentista pode optar por outros tratamentos como a raspagem, para retirar as placas que não foram removidas totalmente com os jatos. É a parte mais “manual” da limpeza.
Estes são os procedimentos básicos da limpeza dentária, mas ele pode ser complementado com outros produtos se o dentista julgar necessário.
Por exemplo, os peróxidos leves ajudam a remover manchas e trazer um maior clareamento para os dentes. Evidentemente, que estes não são tão eficazes quanto os usados no clareamento dentário, que é outro tipo de tratamento, mas podem ajudar.
Além disso, normalmente, ao final de cada limpeza também é aplicado o flúor, que traz mais proteção aos dentes durante um bom tempo.

Qual é a diferença de uma limpeza para uma raspagem ?
Existe muita confusão entre estes termos. Apesar de serem semelhantes e terem os mesmos objetivos, a forma como o procedimento é feito é diferente. Na raspagem, é usado um ultrassom para a remoção do tártaro, enquanto na limpeza é usado apenas o jato de bicarbonato com um processo de polimento da superfície.
O principal motivo para a confusão, é que a maioria dos dentistas recomenda que os procedimentos sejam feitos em conjunto, para trazer mais saúde bucal e diminuir a necessidade de visitas. Portanto, faz todo sentido fazer ambos ao mesmo tempo.
O que é uma limpeza dental?
Agora fica um pouco mais fácil definir o que é a limpeza dental. Também conhecida como profilaxia odontológica, este procedimento é a higienização dos dentes feita por um profissional, de modo a trazer um aspecto estético mais agradável, mas cujo principal objetivo é a prevenção de doenças bucais como a gengivite, as cáries e diversas outras.
Para isso, são removidos os tártaros, as placas e manchas, podendo ainda ser complementado com procedimentos como raspagem, polimento e até mesmo restaurações.

Limpeza dental: Quando deve fazer?
Outra pergunta bem comum sobre o assunto é quando deve ser feita a limpeza dental. A resposta também é depende.
O tempo normal recomendado em cada limpeza é de seis meses. Isso permite que seja feito o diagnóstico precoce de qualquer possível problema, e é um tempo que não existe um acúmulo muito grande de tártaro na boca.
Porém, existem alguns casos especiais em que este intervalo deve ser menor. Por exemplo, se o paciente usa aparelho, tem uma maior propensão ao acúmulo de tártaro ou tem alguma doença periodontal, esta frequência pode cair para de três em três meses.
O ideal é sempre fazer o acompanhamento com o profissional, conversar com ele, para chegar à periodicidade ideal.
Comentários