top of page

Qual a diferença entre clareamento caseiro e o realizado em consultório?

  • Foto do escritor: odontoclicksl
    odontoclicksl
  • 2 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Os dois clareamentos cumprem a função de deixar os dentes mais branquinhos, porém o que diferencia um do outro, é o método como o processo é feito e o tempo de ação do produto utilizado.


Clareamento caseiro

O clareamento caseiro é feito pelo próprio paciente, com a supervisão do dentista. Este procedimento leva mais tempo até que surjam os resultados, pois o efeito é gradual. O dentista fará um registro inicial de cor através de fotos e irá comparar a cor inicial com uma escala profissional de cor (isso facilita muito o acompanhamento e é possível mostrar até a tênue mudança de cor que ocorre no início que muitos pacientes não percebem) e um molde da boca do paciente para confeccionar uma moldeira de silicone, que será preenchida com o gel clareador. O tempo de permanência da moldeira com o gel nos dentes depende da concentração de cada produto, por isso é imprescindível o acompanhamento com o profissional.

O paciente precisa fazer avaliações regulares para que o dentista possa verificar se o procedimento está sendo feito corretamente, a fim de evitar problemas. Caso contrário o uso sem supervisão pode trazer efeitos colaterais desde os mais sutís até os mais sérios.



Clareamento no Consultório

O clareamento feito no consultório utiliza um gel com concentração maior de peróxido de hidrogênio que o usado no clareamento caseiro. A grande vantagem é que este tipo de clareamento dá resultados mais rápidos, sendo necessárias de uma a três sessões, dependendo do grau de amarelamento dos dentes. Hoje em dia, já se sabe que o laser não é mais um fator essencial para clarear os dentes no consultório, pois os produtos já evoluíram e fazem o trabalho sem precisar da luz. Ele ainda é utilizado somente para acelerar o processo. Pacientes que apresentem mais sensibilidade podem realizar esse procedimento sem o uso do laser, conferindo o mesmo resultado e sem efeitos colaterais indesejados.




Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

Para realizar o clareamento é fundamental passar por uma avaliação rigorosa com o dentista. Pacientes que apresentam má higiene oral ou que estejam com acúmulo de tártaro devem passar por uma consulta de limpeza e instrução de higiene antes de receber o tratamento clareador. A presença de tártaro na superfície dentária impede a ação do gel e pode provocar manchas irreversíveis.

Outro fator que contraindica o procedimento é a presença de cáries e restaurações mal adaptadas. Além de acelerar a doença, pode provocar muita sensibilidade.

Existem algumas manchas, como as de antibióticos, que podem não sumir por completo com o tratamento de clareamento. Portanto, para determinados casos de manchas (fluorose ou uso de antibióticos, como a Tetraciclina) se faz necessário um tratamento mais invasivo para correção de cor como as facetas, por exemplo.




 
 
 

Kommentarer


bottom of page